quinta-feira, 23 de julho de 2009

Preparação

Com isso é muito importante a regulagem dessa maquina .

Preparação

Essa etapa do processo tem por finalidade retirar todo tipo de impureza e deixar o trigo pronto para a umidificação .
Para que essa limpeza ou separação seja bem efetuada temos que partir do seguinte principio :
1. Separação magnética
2. Retirar toda impureza maior que o grão .
1. Retirar todas impureza menor que o grão .
2. Separar Fração leve e Pesada / Saca – Pedra .
3. Retirar impurezas mais leves que o grão.
4. Desinfestador.
5. Tratamento de Superfície ( Polidora ).

6. Umidificação.


1. Separação Magnética ( Imã ) – Para executar essa separação é utilizado um imã natural que tem por principio retirar todo o material ferroso .Também existem eletroimãs que funcionam com energia elétrica , não são recomendáveis devido a problemas com falta de energia todo os materiais ferrosos que estiver preso no eletroimã vai se desprender e contaminar o produto .
2/3. Vibro Separador / Granosifter – Tem por principio separar no 1º plano toda impureza grossa e no 2º plano retirar todo a impureza fina esse equipamento possui 2 planos e um movimento de vai e vem o ângulo das peneiras devem ser de 10 º , as chapa do 1º plano tem furos oblongos alternados com dimensões de 4,25 x 20,0mm , já o 2º plano a tela é metálica com abertura de 2,2 x 2,2mm com fio de 1,0 mm .
1. Separação fração leve / pesada – Essa separação é feita por um equipamento chamado Saca – Pedras essa maquina possui uma entrada central de ar que é ligado em um filtro de aspiração , logo na entrada da maquina tem uma chapa defletora que tem por principio distribuir o trigo em toda a largura da peneira , dando um aproveitamento melhor da área de peneiração .

Essa maquina também possui 2 planos , sendo que o 1º plano tem por finalidade separar a fração leve da pesada , a fração leve é rechaçada no primeiro plano e vai para outra etapa do processo já a fração pesada é peneirada e passa para o 2º plano aonde é feita a separação das pedras .
Para que ocorra esses separações entre fração leve / pesada e pedras é utilizado um corrente de ar que passa entre a massa de grão fazendo assim um fenômeno de



extratificação e junto a isso o movimento de vai e vem se encarrega de direcionar o trigo ou a pedra para suas respectivas saídas .

2. Separação de impurezas Leves .( Canal de Aspiração ou Tarara ).
Existem 2 tipos de tararas : Tararas com reciclo de ar e tararas convencionais .
As Tararas convencionais precisam estar atreladas a um filtro de aspiração enquanto a tarara com reciclo possuem sua própria aspiração .
As Tararas trabalham com as frações leves ou pesadas isso dependo do Diagrama de Limpeza adotado , as tararas sempre estão após as Polidoras ou Desinfestadores sendo que esses equipamentos geral sempre trigos quebrados e pó gerado na hora do polimento do grão .Canal Aspiração ( Tarara ) : Esse equipamento tem apenas como principio retirar tudo que seja mais leve que o trigo , essa maquina possui um ventilador que produz uma corrente de ar que é regulado para passar entre a massa de grão de trigo fazendo assim a retirada da impureza leve .Essa maquina possui uma regulagem bem simples , primeiro tem um regulagem na alimentação que distribui o trigo em toda a maquina depois tem uma chapa onde e limita a área da maquina vindo assim aumentar ou diminuir velocidade da corrente de ar e por conseguencia retira mais ou menos impureza .

Etapas do processo de Moagem de trigo

RECEPÇÃO:

1. Tipos de Descarga :
Descarga por Navio : Temos a descarga Mecânica , Pneumática e a combinada ( metade mecânica / metade Pneumátizada .

Descarga por Ferrovia ( Trem ) : Existem 3 tipos de vagão para executar essa descarga .
· Cisterna 10 toneladas que nada mais é que um vagão que cabe 10 toneladas se trigo.
· Cisterna 20 toneladas que cabe 20 toneladas .
· Granel que cabe um volume muito maior que as Cisternas citadas acima com isso torna – se mais viável devido ao preço do transporte .

Descarga por Recebimento de Caminhões :

Existem 3 tipos de caminhões que fazem esse tipo de transporte :
1. Caminhões Basculantes com capacidade entre 7 á 15 toneladas .
2. Caminhões com 2 eixos com capacidade de 25 toneladas .
3. Caminhões com 3 eixos com capacidade de 35 toneladas .

 
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